BRUGES - A gastronomia e a hospedagem - Bélgica - parte 2/2
Exigências para entrar na Europa
Desde 12 de outubro de 2025, os 29 países que compõem o Espaço Schengen, incluindo destinos turísticos muito procurados por brasileiros, como França, Alemanha, Espanha, Portugal e Itália, deixarão de carimbar Passaportes de viajantes isentos de visto, como é o caso do Brasil. A mudança marcará o início da operação do Sistema de Entrada e Saída (EES), que passará a registrar digitalmente as entradas e saídas de estrangeiros por meio de biometria, com coleta de foto facial e impressões digitais. Na primeira viagem à Europa após a implantação, o visitante precisará realizar o cadastro biométrico no Posto de Imigração. Já nas viagens seguintes, o processo será mais rápido, uma vez que os dados ficarão armazenados no sistema.
O objetivo, segundo as autoridades europeias, será reforçar a segurança e controlar o tempo de permanência, que para brasileiros continua limitado a 90 dias sem visto. Além do EES, a Europa se prepara para adotar outra mudança importante. A partir de 2026, entrará em vigor a autorização de viagem ETIAS, que deverá ser solicitada online antes do embarque. O procedimento terá custo de 7 Euros e será obrigatório mesmo para viajantes que não precisam de visto.
O ETIAS (European Travel Information and Authorisation System — Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) será uma autorização eletrônica obrigatória para viajantes isentos de visto, que desejam entrar em países do Espaço Schengen. Ele não será um Visto, mas uma pré autorização de viagem, semelhante ao sistema ESTA, usado pelos Estados Unidos. O objetivo será reforçar a segurança e identificar possíveis riscos antes do embarque, permitindo que as autoridades europeias façam uma triagem prévia dos visitantes. A pergunta agora será: o que eles irão fazer com os milhares de muçulmanos que IMVADIRAM a Europa com a complacência das autoridades ?
Gastronomia
Os restaurantes serviam almoço entre 12.00 e 14.00h e o jantar somente até às 22.00h. No capítulo das cervejas, que por sinal eram excelentes e famosas no mundo todo, destacava-se a Meia Lua ( Huisbrouwerij De Halve Maan, uma Cervejaria que produzia a Bruges Zot e proporcionava um tour guiado com duração de 45 minutos, que explicava todo o processo de preparação da bebida e terminava com uma boa degustação da bier sob pressão. O tour ocorria diariamente às 11.00 e 17.00h e aos sábados às 17.00h. Produziam as famosas Brugse Zot, a Straffe Hendrik e a Blanche de Bruges. Em 2018 inaugurara um cervejoduto, com mais de 3 km de tubulação para transportar a cerveja, desde o local de produção até o centro. Ficava na Walplein, 26 -
Brasserie Cambrinus - Philipstockstraat 19 -
Oferecia mais de 400 rótulos de cervejas artesanais e a comida era ótima e o atendimento também era muito elogiado.
Café Vlissinghe - Blekersstraat, 2 -
Fora inaugurado em 1515, e fazia parte das tradições da cidade. Funcionava as quarta e quinta-feira das 11.00 às 22.00h; Sexta e sábado das 11.00 às 24.00h e Domingos de 11.00 às 19.00h. Não aceitava cartões de crédito e débito.
De Garre - De Garre, 1 -
Era um ótimo bar localizado num beco (super medieval), tinha uma enorme carta de cervejas e a cerveja tripel, de produção própria;
De Karmeliet – Langerstraat, 19 -
Era um dos melhores restaurantes da cidade, e ostentava três estrelas Michelin. Por conta disso, servia uma excelente comida e não era barato. Para quem não sabia a importância dessa pontuação, o Google explicaria as razões.
't Brugs Beertje - Kemelstraat, 5 -
Era um pub escondidinho, com mais de 300 tipos de cerveja. Experimente uma cerveja de cereja, produzida por eles.
OYYA – Noordzandstraat, 1 -
Em Bruges, o lugar mais famoso para saborear um waffle era no Oyya.
Refter - Molenmeers, 2 -
Era um bistrô do mesmo chef do restaurante Der Karmeliet.
Saint Amour - Oude Burg, 14 -
Cozinha belga era comandada pelo Chef Johan Nelissen, eleito o melhor de Flanders, por duas vezes.
Struise Beershop - Burg, 15 -
Tinha rótulos exclusivos da Struise. Funcionava as quintas, sextas e sábados das 12.00 às 18.00h.
2BE BAR – Wollestraat, 53 -
Tinha uma área aberta, com uma vista linda para um dos canais. Funcionava diariamente de 9.30 às 19.30h.
Os tradicionais chocolates
Além dos chocolates das lojas Leonidas e Godiva, experimente o The Chocolate Line, que oferecia vários sabores exóticos e diferentes.
- Godiva - Markt, 10 -
- Leonidas – Steenstraat, 4 -
- The Chocolate Line - Simon Stevinplein, 19 -
Horário de funcionamento: de terça a sábado das 9.30 às 18.30h e aos domingos e segundas das 10.30 as 18.30h.

